quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Feira de Artes e Literatura - Ibaiti/PR - 05 a 08 de Novembro de 2008

A FALE (Feira de Artes e Literatura) foi um evento organizado pelo Núcleo Regional de Educação na cidade de Ibaiti, norte do Paraná. Como a cidade é vizinha de Japira, onde nasceu o chargista Paixão (sim, aquele que faz as charges para a Gazeta do Povo), o pessoal de lá convidou-o para participar do evento e este, gentilmente, indicou mais uma galera relacionada à área de quadrinhos. Dentre estes, estavam eu, o André Caliman e o Plínio Filho, os três cavaleiros do apocalipse de Curitiba.

















Bem, embora o evento tenha começado na quarta à noite, dia 5, nós saímos daqui apenas na quinta pela manhã. Pegamos um pouco de chuva na estrada, mas chegamos inteiros e logo encontramos a Gisele, que era quem estava coordenando a coisa toda. Almoçamos e deixamos as coisas no hotel. Não demoramos a descobrir que a cidade já era avançada, possuía nada mais, nada menos que QUATRO sinaleiros, todos novinhos em folha!

O mais irônico desses sinaleiros (faróis ou semáforos, pra quem é de outros estados) é que eles tinham um contador, em segundos, indicando quanto tempo eles permaneciam fechados e abertos. Baita agonia ficar olhando aquele negócio!

Bem, logo o André foi dar sua Oficina de Desenho, enquanto eu e o Plínio montamos a tradicional banca de quadrinhos independentes no Ginásio de Esportes, ao lado da praça aonde estava sendo realizado o evento. Este primeiro dia teve algumas poucas vendas e muita chuva. Mas tudo é festa quando estamos num evento novo numa cidade nova, então, depois do café, demos uma parada num bar e ficamos lá até se aproximar a hora do jantar.

Voltamos ao hotel, sendo que desta vez, cada um pôde ficar num quarto separado (estamos evoluindo!) e logo estávamos prontos para o jantar. Demos algumas voltas pela cidade até achar o colégio onde seria realizado o mesmo, mas finalmente encontramos e nos juntamos aos esfomeados. E estava tudo muito bom, eu mesmo repeti umas 2 vezes o prato e umas 4 vezes a sobremesa... hehehehe.

Depois que a maioria já estava bêbada, o Marcos, que estava junto com os caricaturistas Tako X e Natan, também de Curitiba, puxou seu violão e uma das professoras começou a cantar. Rapidamente vasculhei as partituras em busca de algo interessante, mas a única coisa que achei foi "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto", Legião Urbana. A professora não sabia cantar essa e eu me meti a besta.... hehehe. O Natan conseguiu filmar este momento raro em que apresento meu talento musical... se ele colocar no YouTube eu linko aqui.

Mas basta dizer que o povo pediu "bis" e o Paixão ficou o resto do evento repetindo "Esse guri canta pácaralho!!!".

Ainda nesse mesmo dia, fomos para a Feira Agropecuária que estava acontecendo na cidade. Além de nós três, o Paixão e Natan nos acompanharam. Tirando a música sertaneja e a lama, o evento estava legal... felizmente chegamos no fim e não precisamos aturar muito aquela cantoria infernal, do tipo "Eu vou te deletar do meu orkuuuuuutt...". Me poupe, né?

As aventuras não acabaram ainda e na hora de ir, perdemos o Paixão de vista. Ficamos uma hora procurando o dito cujo e nem sinal. Acabamos indo embora e só no outro dia fomos descobrir que ele tinha encontrado uns primos e ficado por lá mesmo...

No segundo dia, saiu o sol, o que renovou o ânimo. Mudamos a nossa banca para uma tenda na praça, ao lado da oficina de quadrinhos do Diogo e do Pablo, autores do álbum "A Casa ao Lado", de Joinville. Enquanto o Plínio dava a Oficina de Roteiro, eu e o André ficamos na banca, ocasião na qual tive que repetir enfaticamente para uma criança que era "Só pra olhar", fato este que chamou a atenção dos arredores... hehehehe. Sou supersimpático, mesmo.

Bem, almoçamos, demos algumas voltas pelo centro e logo fui dar minha palestra sobre quadrinhos independentes, mas não demorou muito e logo voltei a me juntar a meus companheiros. As vendas foram melhores neste dia, mas no fim da tarde já estávamos cansados de ficar lá e aceitamos o convite do Paixão de ir conhecer o seu sítio. Muito bacana o lugar, tem até jacaré!

















Na volta tomamos café e fomos pro hotel, nos preparamos para jantar e visitar a feira novamente. Antes disso, porém, fomos no encerramento do evento, no qual se apresentou um grupo de dança Flamenca, e nos despedimos do pessoal. O jantar também estava muito bom e logo fomos para a feira. Neste dia, juntaram-se a nós o Retamosso e o Jacobsen.

A feira estava mais lotada neste segundo dia, mas basicamente ficamos de mudando de bar em bar e contando histórias e dando risada. Muito legal ter conhecido o Paixão, o Reta e o Jacobsen... o clima de festa estava muito bom e todo mundo se divertiu. No entanto, quando a gente achou que desta vez o grupo estava unido e não iríamos nos perder de ninguém, logo o André sumiu, Pablo, Reta e Jacobsen foram embora e só sobraram eu, o Plínio e o Paixão. E logo fomos embora, também.














Reta, eu e André

















Tako X, Diogo e Pablo




Acordei às 8h no sábado e o André estava chegando. Plínio logo se levantou também, tomamos café e fomos nos arrumando para ir embora. Havia um almoço programado em Japira, mas preferimos ir embora cedo, para chegar mais cedo. Saímos às 10:30h, mas percorremos meia hora e o Plínio percebeu que tinha esquecido a câmera (das quais são oriundas as fotos apresentadas). Voltamos para pegá-la e saímos novamente, era quase meio-dia. Paramos em Ponta Grossa para almoçar e comemos bem num restaurante. O Plínio aproveitou para passar no sebo e saímos de lá por volta das 16 horas, chegando em Curitiba às 18.































Da esquerda pra direita: Plínio, Paixão, André, Marcos, Natan, Diogo, Pablo, eu, Reta e Tako.



Foram só dois dias, mas pareceu uma semana... muito bacana o evento e o lugar, esperamos retornar em outra ocasião.

Um comentário:

  1. Olá meninos... encontrei por acaso esse blog e fiquei contente com a epopéia descrita rs. Para nós do evento foi um prazer inenarrável recebe-los. Muitos beijos para vocês e sucesso sempre.

    Andreza C. Mendes

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br