sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Feliz Dia do Quadrinho Nacional!

Há 140 anos, foi lançada aquela que é considerada a primeira hq brasileira, As Aventuras de Nhô Quim, do consagrado Ângelo Agostini. Quando foi criada a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-SP), em 1984, levantou-se a data da publicação, e desde então, esta se tornou uma data especial para todos aqueles que trabalham, se dedicam, promovem ou pelo menos se interessam pelo mercado nacional.
E ano após ano, as comemorações só vêm crescendo. Vamos ver o que está rolando hoje pelo Brasil afora...

NA INTERNET
O jornalista Paulo Ramos está fazendo uma lista de sites e blogs relacionadas à hq nacional, no http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/. A expectativa é que o número de links supere o do ano passado...

SÃO PAULO: COMIX E QUARTO MUNDO.
Os quarto-mundistas de sampa estarão hoje na Loja Comix para um bate-papo e sessão de autógrafos com o livro Prática da Escrita: Histórias em Quadrinhos, que reúne várias histórias de membros do grupo numa seleta coletânea.
Das 18 às 21 Horas
Book Shop - Al. Jaú, 1998 - Cerqueira César
Prox. Metrô Consolação. Tel: 11-3083-2142/3061-3893

SANTO ANDRÉ: 6º Encontro dos Cartunistas do ABC e São Paulo.
Local: Frans Café, av. Portugal, 1.126
A partir das 16 horas.

CAMPINAS 1: Exposição de Mestres do Quadrinho Nacional.
Com entrada gratuira, a exposição abre hoje e ficará até o dia 16 de Fevereiro, com obras de Henfil, Ziraldo, Maurício de Sousa, Laerte, Angeli, Cortez e outros mestres, no Espaço Cultural Pandora.
Rua Joaquim Novaes, 25, no Cambuí. (19) 3305-4731.

CAMPINAS 2: Lançamento do Macaco Albino # 01.
Coletânea de tiras do personagem criado por Leandro Robles, será lançada hoje, na Casa da Vó, às 19:30h. Para saber mais sobre criador e criatura, acesse http://www.escoladeanimais.com/
Casa da Vó Restaurante e Pizzaria - Tilli Center (Av. Albino J.B. de Oliveira ,1600)
Barão Geraldo

LONDRINA: Inauguração da Sala da Associação dos Quadrinistas de Londrina.
Bate-papo, autógrafos exposições e muito mais marca a estréia da AQL, que será sediada na Revistaria Odisséria e organizada pelo veterano Eloyr Pacheco.
Hoje, a partir das 19 horas.
Revistaria Odisséia (Av. Senador Souza Naves, 307 – Centro - Fundos)
Fone (43) 3027-4250

BELO HORIZONTE: Comemoração organizacada pela Associação Cultural Nação HQ.
Encontro de artistas, exposições, lançamentos, jam session e muita coisa vai rolar hoje, no Restaurante e Centro Histórico Alphinho, no centro da capital mineira.

PORTO ALEGRE: Livraria Cultura e Dinamo Studio.
Os gaúchos farão as comemorações amanhã, em 8 horas contínuas nas quais os artistas da Dinamo produzirão HQs interagindo com o público. O evento se realizará na Livraria Cultura do Bourbon Country.
Avenida Tulio de Rose, 80.

RIO GRANDE: Ponto de Cultura Artestação
Também na cidade do Rio Grande o encontro de quadrinistas será no sábado. Lá, a partir das 16 horas, os quadrinistas se reúnem para debater sobre o mercado independente e comercializar suas revistas.
Ponto de Cultura Artestação
Avenida Rio Grande, 500, na entrada do balneário Cassino.

PERNAMBUCO: Palestras na Livraria Cultura
Hoje, a partir das 19 horas, os pernambucanos podem conferir as palestras História de Pernambuco em Quadrinhos e dos Quadrinhos Pernambucanos, que será sucedida de uma sessão de autógrafos dos álbuns Heróis da Restauração Pernambucana e os 4 volumes de Passos Perdidos, História Desenhada.

Com certeza deve ter muito mais coisa rolando por aí. Pesquise, vá nos eventos, prestigie... dê seu apoio à HQ Nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br