segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sonic Generations



Depois de alguns jogos relativamente decepcionantes (não joguei todos, mas li algumas críticas), a expectativa era que a SEGA fizesse algo à altura do porco-espinho mais querido do mundo para comemorar seus 20 anos. E aí, será que acertaram na mão? Ou veio outra bomba?

Olha, pra ser sincero... nem um, nem outro. Pontos fortes: pô, é animal revisitar os velhos cenários com uma nova roupagem e escutar as velhas músicas “remixadas”. Logo no primeiro Ato, temos Green Hill, Chemical Plant e Sky Sanctuary, clássicos da primeira trilogia do Sonic. Perdi as contas de quantas vezes passei por esses cenários. E ainda tem outras surpresas legais que eu não quero estragar.

Mas, porra,não sei porque os últimos jogos tem essa mania de não terem a ordem das fases em sequência uma da outra. Você joga na ordem que quer e eu acho isso um porre. Se a ideia é ter uma sequência, porque não fazer o jogo em sequência? E nesse ainda tem um adendo que torna isso muito pior: ao jogar as três fases de cada ato (tanto com o Sonic antigo quanto com o atual), você libera desafios inerentes a cada fase. Até aí tudo bem. Só que pra poder avançar pro chefe, você é OBRIGADO a jogar pelo menos um desafio de cada fase para poder pegar as 3 chaves que abrem o portão do chefe. Porra, mano... pra quê isso? Os desafios deveriam ser algo à parte do jogo, não uma “obrigação” para avançar na história.

Muito bem. Você pode jogar com o Sonic antigo, percorrendo fases 2d que às vezes têm perspectiva 3d. E também jogar com o Sonic atual, em cenários 3d que às vezes viram 2d. Os poderes de um e de outro são ligeiramente diferentes, mas... SÉRIO? DOIS SONICS? PRA QUÊÊÊÊÊÊÊ? Não era muito mais fácil fazer 1 Sonic só, com poderes mesclados (como de Soni4: Episode I), e a fase alterando entre 2d e 3d numa proporção de 50/50, mais ou menos? Não seria muito mais legal?

Agora, porre mesmo é o tutorial. A cada esquina que você vira tem um bichinho que vem voando pra dizer “agora você tem que pular”, “agora faça isso”, “agora faça aquilo”. Sério? Tutorial de como jogar SONIC? Depois de 20 anos? Quem é que não sabe pular ou “virar bolinha” a essa altura do campeonato? Ok, dá pra desativar lá no menu de opções, mas era realmente necessário gastar tempo fazendo isso, ao invés de gastar tentando fazer um jogo melhor?

Essas mancadas que desanimam. Os gráficos são primorosos, é claro, mas o jogo em si... sei lá, achei a jogabilidade ruim e a historinha bem fraca. E o que irrita nesses cenários 3d é a facilidade que você tem pra cair para o nada. Ô coisa irritante. Vai ver, eu é que sou ruim mesmo.

Li em algum lugar que a SEGA tinha feito uma pesquisa para os fãs para saber quais fases dos jogos antigos eles queriam ver nesse jogo. Se isso é verdade, vou te dizer: ô povinho ruim para escolher fases, viu? Confira a lista:

Green Hill (Sonic 1)
Chemical Plant (Sonic 2)
Sky Sanctuary (Sonic & Knuckles)
Chefe do Ato 1: Death Egg Robot (do Sonic 2 - esse não podia faltar)

Speed Highway (Sonic Adventure)
City Escape (Sonic Adventure 2)
Seaside Hill (Sonic Heroes)
Chefe do Ato 2: Perfect Chaos (Sonic Adventure)

Crisis City (Sonic the Hedgehog - 2006)
Rooftop Run (Sonic Unleashed)
Planet Wisp (Sonic Colors)
Chefe do Ato 3: Egg Dragon (Sonic Unleashed)

O que presta mesmo são as do ato 1. Tudo bem que a SEGA limitou as escolhas de cada ato para tentar agradar gregos e troianos, mas cadê a Metropolis? Cadê a Star Light? Cadê a Icecap? Num jogo como esse, deveriam ter focado na era Mega Drive e deixar as demais como um bônus.

Bem, além dos 3 chefes de cada ato, temos, claro, o chefe final (Time Eater) e os protetores de cada esmeralda. Você ganha cada uma ao enfrentar um dos chefes e tem que pegar as outras enfrentando Metal Sonic, Shadow e Silver.

Mas e aí, falei, falei, mas não respondi se Sonic Generations é um jogo à altura dos 20 anos de Sonic. Me dói na alma dizer isso... mas não, não é. Para mim, o melhor jogo da nova geração continua sendo Sonic Heroes.

4 comentários:

  1. Tomou quantos copos de cachaça pra digitar esse texto?

    ResponderExcluir
  2. o melhor jogo do sonic é o adventure para dreamcast

    ResponderExcluir
  3. o Sonic não é um Porco-espinho, é um Ouriço e pra mim esse foi um dos melhores jogos dele que eu joguei, na minha opinião o melhor jogo do Sonic é o Sonic Colours

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br