terça-feira, 4 de setembro de 2012

Breaking Bad - Temporada Final. Metade já foi, e agora?

Acabo de assistir ao oitavo episódio da quinta e última temporada de Breaking Bad. Agora a série só volta em Julho de 2013 para os oito episódios finais. É óbvio que, se você ainda não viu, melhor nem ler esse post.
Mas se você viu, deve estar tão ansioso quanto eu para a parte final desta que é, sem dúvida, a melhor série dramática da atualidade. Era bastante óbvio que eles iriam terminar com uma cena angustiante e não deu em outra. Hank finalmente descobre que Heisenberg, que ele vinha caçando há mais de 1 ano, é seu cunhado. Estava bem debaixo de seu nariz, debochando da cara dele, o tempo todo. E a pergunta que não quer calar agora é: o que vem agora?
Uma coisa que não me saiu da cabeça é aquela cena de abertura dessa temporada. E sabendo que o criador da série adora brincar com a narrativa desse jeito, colocando pequenos detalhes que parecem insignificantes na trama, mas que só depois você percebe a importância, eu acho que aquela cena é altamente relevante para o final da série.
Assista ela novamente e acompanhe comigo: ela fala MUITA coisa sobre o que se pode esperar. Primeiramente, é aniversário de Walter novamente, o que indica que se passou mais um ano desde que ele matou Gus Fring e assumiu seus negócios. Segundo, ele está barbudo e cabeludo, o que dá a entender que ele se curou do câncer. Porém, antes de sair do banheiro, ele toma remédios, o que deixa a dúvida: será que ele está plenamente curado?
Segundo: onde ele está? Ele usa uma identidade (falsa) de New Hampshire e a garçonete que lhe atende diz que ele está bem longe de casa. Ele afirma que são cerca de 30 horas de viagem. Bom, dê uma olhada no Google Maps e veja o tempo de viagem entre New Hampshire e Albuquerque, onde Walter mora. Dá pouco mais de 30 horas, ou seja: fica subentendido que ele ainda está em Albuquerque, ou nas redondezas.
E por fim, temos a "mercadoria" que ele compra: uma arma de grosso calibre e que lhe informa ao comprador que nunca deixará a cidade.
Aí vêm as perguntas: por que uma identidade falsa? Provavelmente, ele está fugindo: da polícia, dos bandidos (que com certeza não vão aceitar a "saída" dele do negócio) ou dos dois. E depois, para que ele quer aquela arma? Provavelmente, para atingir um alvo poderoso. Novamente: alguém da polícia (o próprio Hank?) ou um dos bandidos... a tal da Lydia ou o seu novo distribuidor de Phoenix.
Tem coisas que já não lhe surpreendem mais na série. Por exemplo, o fato dele ter ido encontrar Mike e ter dado cabo na vida dele, a essas alturas você já até espera por isso. Já me perdi na contagem de corpos que Walter teve que se livrar nessa sua louca empreitada. Ele se tornou um gênio do crime, totalmente sem escrúpulos. E se no começo ele fazia essas coisas por conta de sua família, nesse ponto o motivo já é outro. Eu não diria nem que é pelo dinheiro. É pelo próprio orgulho de Walter White, um professor de colégio fracassado que acabou se tornando um gângster de dar inveja a Don Corleone. Uma mudança radical, sem dúvida. Mas completamente plausível! Poderia acontecer com qualquer um!
Sim, tem coisas que já não nos surpreendem mais, apesar de não deixarem de ser impactantes. Mas honestamente, não sei o que esperar. Ele vai matar todo mundo e continuar no poder? Vai fugir? Vai morrer? Acho impossível de prever.
E será uma loooonga espera até Julho...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Walter está sozinho em sua sala no escritório da Vamonos Pest examinando um cartão, o silêncio já o atormentava, o olhar era perdido e vazio, bem distante do que fizera horas antes após Hank descobrir que ele era o Heisemberg. Este cartão fora o mesmo recebido do seu advogado Saul e está escrito "Vamonos" e nele o número de telefone era o mesmo da empresa de Walt. O telefone da mesa toca quando Walt atende fica nervoso com os berros de Jesse perguntando repetidamente o que ele havia feito, ao ligar do orelhão de dentro da delegacia do DEA após ser ditido, estava sendo assistido por Saul ali, que manda Jesse perguntar se Walt já tinha encontrado o cara que faz o serviço de troca de filtro de pó Hoover MaxExtract Pressure-pro, Modelo 60. Walt desliga o telefone abruptamente sem dizer uma palavra ao ouvir o barulho da porta corrida se abrir, era Ira e o seu irmão Lawson que vieram buscar Walt seguido pelo flashback dele ter assassinado a tiros o seu cunhado à beira da piscina na frente de todos seus familiares com a mesma arma que matara Mike semanas antes. Decidiu fugir e abandonar para assumir uma nova identidade a ter de encarar as consequências dos seus atos.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br